CONGREGAÇÃO PARA OS RELIGIOSOS  E INSTITUTOS SECULARES

 Prot. n. T. 9-1/86

 DECRETO

 A Associação dos “Cooperadores Salesianos”, com sede em Roma, foi fundada por S. João Bosco e aprovada pela Santa Sé com o Breve “Cum sicuti” a 9 de Maio de 1876.

É uma Associação pública de féis, “à maneira das terceiras ordens”, que comunga do património espiritual da sociedade de S. Francisco de Sales, e que se dedica, dentro da Igreja, a um vasto apostolado juvenil e popular. Tem como coordenador último o Superior Geral dos Salesianos de Dom Bosco.

Obedecendo às directrizes da Igreja, no espírito do Vaticano II, a Associação elaborou sob a responsabilidade do Superior Geral com o seu Conselho e com a colaboração de peritos, um texto renovado do “Regulamento de vida apostólica”, inspirado no que escreveu o seu Fundador, São João Bosco, e apresentou-o à Santa Sé para aprovação.

Esta Congregação para os Religiosos e os Institutos seculares, depois dum sério exame e tendo em conta o voto favorável do Congresso, que teve lugar no último dia 15 de Abril, com o presente Decreto aprova-o e confirma-o, com as modificações estabelecidas pelo mesmo Congresso, segundo o exemplar em língua italiana que se conserva no seu Arquivo, observando quanto por Direito se deve observar.

Recordando a memória de Mãe Margarida, que foi, de facto, a primeira grande Cooperadora do Oratório de Dom Bosco, esta congregação reza ao Senhor e faz votos para que todos os membros da Associação cresçam na união com Deus e na participação generosa da missão da Igreja, segundo o espírito salesiano de predilecção pelos jovens e  pelas camadas populares.

 

Roma, 9 de Maio de 1986

 

Jean Jérôme Hamer O.P., Pro-Pref.

Vincentius Fagiolo, Secr.